No espaço entre I e 330 o cristianismo foi perseguido pelas autoridades romanas em períodos de alta e baixo repressão. Neste período esta religião não era oficial ao império romana. Tal fase é denominada catacumbária pois as manifestações artísticas cristãs eram desenvolvidas no interior das catacumbas.
Quando a religião foi reconhecida por Constantino em substituição as crenças do paganismo começa em 300 a 500 a 2º fase chamada de Cristã Primitiva.
Fase Catacumbária:
Apesar de algumas contradições de historiadores eu defendo a tese de que durante os períodos de relaxamento das perseguições das autoridades romanas celebravam-se os cultos em residências particulares chamadas de "casas de orações", " dotadas de dependência adequadas, salas amplas com altar ou "tábula", cujos vestígios foram encontrados em escavações em Roma e outras cidades." conforme descrição de Carlos Cavalcanti. Nos tempos em que eram mais pesados os cultos eram feitos nos locais em que ficam as catacumbas.
Para evitar os incômodos do uso dos cemitérios pagãos que tinham o habito da cremação dos corpos e a invocação dos deuses mitológico..
Os corpos eram sepultados , envolvidos em panos brancos em lugares semelhantes a gavetões, feitos no tufo granular. Fechavam-se herméticamente a abertura da placa de mármore, que ostentava o nome do morto, acompanhado de inscrições invocativas. Os ricos poderiam ter sepulturas especiais chamados cubiculum ou sarcófago de marmore esculturados. Depois que a religião foi reconhecida as catacumbas continuaram a ser utilizadas porém foram perdendo a sua causa e ganharam os cemitérios públicos, igrejas e conventos.
As pinturas nas catacumbas é muito importante para iconografia cristã. No ínicio as pinturas tinham cunho simplesmente decorativo ou figurativo e as tecnicas são muitas simples feitas por autodidatas ou artistas improvisados criados pelo uso do afresco. Com o decorrer do tempo os pintures adquirem maiores habilidades tecnicas e poderes expressivos. Aparecem alguns efeitos como o claro-escuro e perspectiva cientifica além de efeitos de volume e espaço.
Simbolos
Uma das representações de cristã mas não pela figura peixe e sim pelas iniciais das palavras em grago, ichtus, significa " Jesus Cristo de Deus Filho Salvador."
Âncora
Este simbolo é a representação da salvação pela firmeza da fé
Nenhum comentário:
Postar um comentário